Boas-vindas à página do Projeto Zero Assédio!
Compreensão e Combate ao Assédio Moral e Sexual
O assédio é uma grande violência que, infelizmente, é muito comum nos mais diversos ambientes. Segundo as estatísticas dos canais de denúncia das empresas, as questões mais frequentemente relatadas são as de assédio moral. Uma pesquisa da KPMG realizada no final de 2022 e início de 2023, com mais de mil pessoas, apontou que 81,47% dos participantes relataram que já haviam sofrido assédio pelo menos uma vez na vida.
A ocorrência de situações de assédio, além de trazer prejuízos e traumas no âmbito pessoal, pode prejudicar as organizações em muitos níveis, a saber:
-
Saúde mental: Provoca estresse, ansiedade, depressão e problemas de sono nas pessoas.
-
Desempenho profissional: Diminui a produtividade e motivação, causando erros.
-
Clima organizacional: Gera baixa moral, falta de confiança e medo.
-
Retenção de talentos: Aumenta a rotatividade e pode dificultar a contratação.
-
Impacto financeiro: Custo com processos judiciais, indenizações, verbas rescisórias
-
Reputação da empresa: Imagem negativa e perda de confiança nos colaboradores, clientes e parceiros comerciais
Para que possamos construir melhores relações e ambientes de trabalho e, consequentemente, uma sociedade com mais ética e respeito, esse é um tema que merece bastante nossa atenção e cuidado.
Vale ressaltar que desde setembro de 2022 entrou em vigor a lei 14.457, que além de instituir o Programa Emprega + Mulheres, trouxe um maior foco para essa questão, buscando promover ambientes de trabalho mais sadios e seguros, transformando a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.
Embora essa medida venha principalmente voltada para a inserção e manutenção de mulheres no trabalho, a evolução que ela proporciona atinge a todas as pessoas trabalhadoras, já que oferece a oportunidade para que as empresas dediquem recursos não só para estipular medidas e procedimentos para tratar o assédio quando ele é identificado e promover a reparação necessária diante dele, mas também - e talvez mais importante - prevenir sua ocorrência.
Assim, a lei determina que sejam incluídos temas referentes à prevenção e ao combate ao assédio nas atividades da CIPA, bem como a realização de treinamentos e atividades que enfoquem a violência, o assédio, a igualdade e a diversidade no âmbito do trabalho.
Por isso, neste nosso projeto, partindo de uma visão multidimensional, trabalhamos para trazer consciência tanto para o assédio (moral e sexual), como para as suas causas e consequências. Abordamos ainda os temas de igualdade e diversidade no trabalho, e sua relação com o assédio. Não acreditamos que apenas o conhecimento dos conceitos, da lei e das punições sejam suficientes para gerar um ambiente de cuidado. É preciso ampliar a consciência de todas as pessoas na empresa para o que, dentro de cada indivíduo, pode gerar o impulso de assediar, ainda que a intenção seja outra.
Se fôssemos resumir, entendemos que o resgate do Respeito é o principal remédio para a prevenção e combate a todo tipo de assédio.
Oferecemos palestras de sensibilização, fazemos diagnóstico/assessment da realidade da empresa, realizamos atividades e vivências para promoção do respeito, utilizamos trilhas de capacitação em distintos módulos, desenvolvemos um programa de cultura do Respeito (que envolve um olhar sistêmico para a organização, envolvendo diversas áreas), temos treinamentos e workshops específicos para líderes, bem como workshops segmentados, realizamos a definição de KPI’s e acompanhamento da empresa, entre outros.
Temos uma equipe diversa, muito bem capacitada, sensível e humana, com alinhamento de propósito e coordenada pelo professor Eduardo Farah. Veja abaixo mais sobre cada um.
Se você quer saber mais, entre em contato conosco (contato@invok.com.br) e veja como podemos te ajudar a prevenir o assédio e a transformar o seu ambiente organizacional em um espaço mais seguro e cuidadoso para quem faz parte dele, trazendo benefícios a todas/os e à sua empresa.
Consultoria e
Diagnóstico
Palestras e
Treinamentos
Cases e
Materiais
Programas e
Experiências
Há mais de 30 anos é consultor de empresas nas áreas de relacionamento e desenvolvimento humano com abordagens inovadoras. É também professor da FGV (desde 2001), graduado, mestre e doutor em Administração pela EAESP/FGV, com tese em ética. Graduado em Direito pela USP. Especialização pela ESADE, em Barcelona, Espanha, e cursos pela Universidade da Califórnia em Riverside, USA. Além disso, é praticante de diversas técnicas de meditação (desde 1995); estudioso e autor de jogos de autoconhecimento para pessoas e empresas, com 19 viagens à Índia, e tem se dedicado ao estudo e ensino de mindfulness, com diversos cursos e preparações no Brasil, EUA e Índia. Autor do livro “Mindfulness para uma vida melhor”, pela editora Sextante, autor do livro “O Poder do Respeito e suas Sete Leis Fundamentais” (no prelo) e de cursos online.
Eduardo
Farah
Atua com autoconhecimento e desenvolvimento humano há mais de 20 anos. É mediador de conflitos, facilitador de processos de Comunicação Não Violenta e linguagens colaborativas e trabalha também como terapeuta corporal e instrutor de yoga e meditação. Atuou no desenvolvimento e implantação de programas de desenvolvimento de habilidades socioemocionais em redes de ensino público. Ex-advogado e assistente jurídico, é graduado pela PUC-SP, com especialização em direito empresarial na PUC-SP. É estudante de Psicologia e faz especialização em Psicotrauma. Foi fundador e gestor do Espaço Vajra - Práticas de Autodesenvolvimento durante 12 anos.
Giuliano
Nucci
Formada em Direito pela PUC/SP, pós-graduada em Direito Imobiliário pela FGV/SP, pós-graduada em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule (Alemanha) em parceria com a Faculdade Innovare, pós-graduada lato sensu (extensão) em Contract Design pela FGV/SP, pós-graduada lato sensu (extensão) em Direito Societário Aplicado-Atos e Contratos pela FGV/SP, especialista em Gestão Positiva de Conflitos pela instituição Mediação Brasil, Mediadora certificada pelo Instituto THEM e certificada em Legal English pela University of New South Wales – UNSW/Austrália. Participou de treinamento na metodologia dos Acordos de Paz - pela Academia da Paz e treinamentos em Comunicação Não Violenta pela organização Juslaw. Psicanalista Pós-Junguiana formada pelo Instituto Internacional Aella.
Fundadora e idealizadora da Rede JusLaw pela humanização do Direito e sócia fundadora do Escritório de Advocacia MVTLaw, com atuação sistêmica e regenerativa.